Pular para o conteúdo

Como parte de um dos objetivos do Instituto Genildo Batista de contribuir para a formação de pessoas mais conscientes e preparadas para a luta por um mundo justo e igualitário, buscamos uma comunicação que acrescente informações e contribua para reflexão e maior entendimento acerca dos assuntos tratados.


O INFORMA-SE é um instrumento de COMUNICAÇÃO, no qual trataremos questões de interesse geral, abordando um determinado tema ou diversos temas ao mesmo tempo, a depender da conjuntura e das demandas colocadas.

Veja os números já publicados

INFORMA-SE
Número 24 – Janeiro de 2024

O INFORMA-SE número 24 traz um artigo muito interessante do professor cubano Eddy E. Jiménez Pérez sobre a dominação mundial e Nossa América.

À luz dos acontecimentos, fazendo paralelo com a história vez por outra, ele demonstra o que ocorre hoje em termos globais, quais são os reais interesses dos Estados Unidos, como tentam impor sua dominação mundial. E trata sobre os países da Nossa América, como eles se encontram neste cenário. Solicitamos que leiam, divulguem e debatam o INFORMA-SE!

INFORMA-SE
Número 23 – Dezembro de 2023

Com os votos de Feliz 2024, o Instituto Genildo Batista – IGB lhe presenteia com o INFORMA-SE número 23,  uma edição especial que traz publicados todos os números do INFORMA-SE dos anos de 2022 e 2023. Traz, também, uma mensagem de Romualdo Brazil sobre a luta pela Reforma Agrária. Militante do Movimento Resistência Camponesa, do PSOL e da LRP (Liberdade e Revolução Popular), Brazil faleceu neste 29/12/2023, uma perda irreparável para a luta pela terra no Piauí.

INFORMA-SE
Número 22 – Novembro de 2023

O INFORMA-SE número 22 traz uma conversa muito interessante sobre o racismo, resistência negra, descolonização da brasilidade, racismo estrutural e superestrutural, o papel das elites, dos movimentos negro, sindical, mulheres, LGBTQIA+, da universidade, do Estado brasileiro, Governos, Justiça, Câmara e Senado na construção e manutenção do racismo. Apresenta sugestões de luta e responde à pergunta: há possibilidade de vitórias concretas, significativas e duradouras, no enfrentamento e superação do racismo, sem que, ao mesmo tempo, se faça o enfrentamento ao sistema capitalista e seus mecanismos de sangria de nossas riquezas financeiras, naturais e culturais? Leia, divulgue e debata!

INFORMA-SE
Número 21 – Outubro de 2023

O INFORMA-SE número 21, trata, dentre outras, sobre as seguintes questões: 1) O que é o capitalismo e como ele se constituiu? 2) Sequência de eventos que constituem o momento em que vivemos… 3) Defensiva do capitalismo, concessões e aumento da taxa de lucro… 4) Taxa de lucro mundial: tendência e novas evidências… 5) Momento de Ofensiva do Capitalismo…6) Crise e Mudança de Modelo… 7) Consciência Social e uma Nova Ordem Mundial… 8) Limites à lógica liberalizante… 9) O capitalismo é uma relação social, importa a ofensiva do capital e a resposta dos povos… 10) Iniciativas diante da situação mundial… 11) Por que isso acontece? Qual é a lógica desse tempo em que vivemos? SOLICITAMOS QUE LEIAM, COMPARTILHEM, DEBATAM O INFORMA-SE

INFORMA-SE
Número 20 – Setembro de 2023

O INFORMA-SE número 20 numa linguagem fácil de entender, mostra que existe uma simbiose (ligação íntima) entre Bancos, Corporações, Mineradoras, Agronegócio, Empresas Alimentícias, Farmacêuticas, Redes de Varejo, Setor de Bebidas, Energia, Planos de Saúde, Educação, Petrolíferas Privadas, como comprovam as auditorias sociais. Ou seja, fazem parte dos mesmos negócios. A concorrência entre eles/elas ocorre somente no discurso, pois na prática são as mesmas corporações e bancos. Precisamos enfrentar a maior corrupção que existe e a violência invisível praticada em nome do desenvolvimento e do emprego. Solicitamos que leiam, debatam e compartilhem o INFORMA-SE.

INFORMA-SE
Número 19 – Agosto de 2023

No INFORMA-SE 19 fazemos um apelo: chega de desumanidade, sofrimento e dor! O saque, o lucro e a concentração da riqueza não podem estar acima e contra a vida das pessoas. Podemos mudar essa realidade! É preciso enfrentar as famílias poderosas do planeta, suas empresas, especialmente mineradoras, bancos e os governos submissos. Os/as verdadeiros responsáveis não sofrem as consequências e ainda enriquecem às custas das tragédias que fabricam: é o que ocorre por exemplo, com a apropriação dos terrenos das vítimas, com a apropriação do dinheiro da população através de socorros financeiros, empréstimos com juros baixíssimos e pagamento a perder de vista, dentre outras benesses concedidas pelos  governos.

INFORMA-SE
Número 18 – Julho de 2023

O INFORMA-SE número 18 traz um assunto que precisa ser amplamente conhecido, debatido e enfrentado por toda sociedade. Em nome da garantia de emprego e do desenvolvimento econômico do Brasil, Governos, Bancos e Corporações Globais cometem verdadeiras atrocidades contra a população e o nosso país. Confira a reflexão de Maria de Fátima Pinel e Lujan Maria Bacelar de Miranda sobre o papel dos bancos, das corporações globais e dos governos. Atendendo interesses das elites, cometem crimes ambientais, provocam enfermidades, mortalidades, degradação do meio ambiente. Impõem trabalho precário e escravização. Causam sofrimento e dor às comunidades. E enormes prejuízos humanos e financeiros ao nosso país.

INFORMA-SE
Número 17 – Junho de 2023

O INFORMA-SE Número 17 traz informações muito importantes sobre o denominado Novo Arcabouço Fiscal. Entenda o que é esse projeto que foi aprovado na Câmara e no Senado. Ele trata de algo que é essencial para a administração pública, para os serviços públicos e para a vida das pessoas. Ele determina para onde vai o dinheiro da população brasileira, especialmente dos impostos e taxas que o Governo Federal arrecada. Na sua opinião a prioridade deve ser atender às necessidades da população, promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil ou favorecer ainda mais os banqueiros? LEIA, DEBATA E COMPARTILHE O INFORMA-SE

INFORMA-SE
Número 16 – Maio de 2023

O INFORMA-SE número 16 é uma edição especial. Através de fotos, vídeos e textos curtos ele mostra o Giro Histórico e Cultural que fizemos em Cuba por ocasião do 1º de Maio. É uma forma de demonstrarmos nossa solidariedade ao povo cubano e de repudiarmos o bloqueio criminoso dos Estados Unidos contra Cuba! Acesse as páginas do INFORMA-SE, faça essa viagem conosco e programe-se para ir a Cuba no próximo Giro que faremos. Essa é a melhor forma de se exercer a solidariedade!

INFORMA-SE
Número 15 – Abril de 2023

O INFORMA-SE número 15, traz informações muito importantes sobre o Novo Ensino Médio – NEM. Que ensino é esse? Qual a sua origem? Como está sua implantação? Quais seus reais objetivos? Qual a reação do Governo e do Consed? Gesa Linhares e Marcos Rangel demonstram porque a luta pela Revogação do Novo Ensino Médio é urgente e necessária!

#Revoganovoensinomedio

RSS
LinkedIn
Share
WhatsApp